Como escolher um esquentador?

03-03-2021

03-03-2021

Veja todas as dicas para escolher o melhor esquentador para a sua casa.

O esquentador é uma das soluções mais populares e eficientes para a produção de água quente. No entanto, tomar a decisão certa sobre o esquentador ideal pode ser uma difícil tarefa dada a quantidade de opções disponíveis. Deste modo, neste artigo vamos apresentar tudo o que necessita de saber para escolher corretamente o melhor esquentador para a sua casa.

Para efetuar uma escolha acertada, é importante ter em conta a seguintes aspetos: as características do local de instalação, o tipo de gás, o sistema de exaustão, o tipo de ignição e a capacidade do esquentador.


Características do local de instalação

O tamanho do local onde vai instalar o seu esquentador é um ponto que não pode ser descurado. Deste modo, o equipamento não pode ser instalado em compartimentos com volume inferior a 8 m3 nem sobre uma fonte de calor. Além isso, é importante montar o esquentador num local bem ventilado, onde exista conduta de evacuação de gases queimados.

De modo a assegura a correta instalação do equipamento e evitar eventuais problemas, a instalação deverá ser realizada por técnicos credenciados pela Direção Geral de Energia e Geologia.


Tipo de gás

Para fazer a escolha do esquentador que melhor atende as suas necessidades, é fundamental que este equipamento utilize o tipo de gás adequado à sua habitação. Atualmente existem esquentadores a gás propano, butano ou natural.


Sistema de exaustão

Os esquentadores devem adequar-se às caraterísticas do local de instalação. Deste modo, pode optar-se por esquentadores de exaustão natural (atmosférico), ventilado ou estanque.

  • Atmosférico

É indicado para uso nas condições de exaustão ideais, ou seja, locais de instalação com boa e permanente ventilação. Além disso, o esquentador deve ser instalado com um troço mínimo recomendado de 30 cm na vertical para evacuação dos gases de combustão.

  • Ventilado 

É aconselhado para locais onde há boa admissão de ar e insuficiente exaustão, assim o ventilador proporcionará a saída dos gases de combustão.

  • Estanque

É indicado para locais com insuficiente admissão de ar e/ou insuficiente exaustão. Alguns esquentadores estanques incorporam um ventilador para angariar ar novo através do exterior e para forçar a saída dos gases queimados.


Tipo de ignição

Para haver combustão o princípio básico é: existência de combustível (gás) misturado com um comburente (ar) e um ponto de ignição, que pode ser:

Esquentadores atmosféricos

  • Isqueiro

Os esquentadores de isqueiros são aparelhos de chama piloto, não tem sistema inteligente o que obriga a que ligue primeiro o aparelho acendendo o piloto antes de o usar.

  • Click-isqueiro a pilhas

Possui um sistema inteligente uma vez que se liga através de pilhas, isto é, quando a torneira de água quente é aberta a chama do piloto liga automaticamente e apaga quando a torneira de água é fechada.

  • Esquentador de hidrogerador

Possui uma bobine geradora de energia para chama piloto.


Esquentador ventilado ou estanque

  • Ligado à eletricidade

Possui um sistema inteligente bastando abrir a torneira de água quente, o ventilador expulsa os gases de combustão através de ar forçado, não requer regras particulares de montagem.


Capacidade

Um esquentador pode ter qualquer capacidade entre os 5 e os 17 litros. Esta capacidade corresponde ao número de litros por minuto que o equipamento consegue elevar a temperatura em 25ºC.

A tabela seguinte apresenta a capacidade adequada para as diferentes necessidades: